quarta-feira, 25 de maio de 2011

Onisciência x Liberdade

Onisciência (português brasileiro) ou omnisciência (português europeu) é a capacidade de saber tudo infinitamente (ad infinitum), incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.


Será que o homem é realmente livre como pensa e acredita ser?
Desde que me entendo por gente e me declarei cristã, tenho me deparado com alguns argumentos religiosos contraditórios.
Quando me deparo com o conceito de onisciência (que é um dom exclusivamente divino), entendo que onisciência é o conhecimento de todas as coisas, inclusive no espaço-tempo, ele sabe tudo, controla tudo. Sabe tudo o que aconteceu e também o que acontecerá. Sendo assim Deus sabia que nasceríamos ( sabia inclusive que eu escreveria isso hoje #sinistro ), antes de nascermos, e sabe também o que seremos, o que nos tornaremos no futuro. Esse conceito foi gerado por Santo Agostinho (354 - 430 D.C) e nos remete  ao princípio da predestinação (que nada mais é do que: " todo homem já nasce datado, endereçado e destinado "), então perae (#Paratudo) Então que história é essa de livre-arbítrio que andam pregando por aí?. Surge com São Tomas de Aquino (1225 - 1274) o que conhecemos como livre-arbítrio (o homem através de suas escolhas regendo seu próprio destino). O que? Como o homem pode ser livre pra escolher se ele nasce predestinado, se Deus já sabia o que aconteceria? Então houve manipulação? 
Não existe liberdade de escolha (ou qualquer outro tipo de liberdade) se houver qualquer tipo de manipulação ou moderação. É aí que o argumento da onisciência de Deus se choca com o livre-arbítrio do homem. A liberdade que a religião te dá é limitada, posto que se você não escolher o caminho do bem você terá consequências ( o que te influência e muito na hora de escolher [ O cara pensa: " Vou escolher ir pra uma festa, por exemplo, vou beber, dançar e etc. Mas terei consequências depois. Então não compensa escolher ir] pronto, a escolha foi influênciada. Não que você não tenha opções, você realmente as tem mas não existe flexibilidade na escolha. É aquela velha história "Pro céu vai quem quer, pro inferno é obrigado a ir", então se eu não for pro céu eu tô FUDIDO, claro que eu vou querer ir pro céu. Então eu não sou livre pra escolher (quebra-se o conceito de liberdade explícito acima). 


Então, o livre-arbítrio não existe ou Deus não é onisciênte ? 










Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; (1 coríntios 1:27 )














ps: gente não sou ateia, pelo amor de Deus, mas sou inteligente (e creio que vocês também) o suficiente pra entender que teorias são humanas e somos falhos e Deus é soberano. Estou apenas expondo opiniões minhas o que é válido e legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário