quinta-feira, 29 de julho de 2010

Valores, ética, moral,religiosidade, racionalismo!

Na sociedade em que temos vivído, com o avanço da tecnologia e também com a aceitação de idéias no campo social, os valores éticos, morais e religiosos tem se chocado.
Outro dia ao ler uma reportagem sobre a união civil homossexual que é aceita em alguns países (temos como exmplo na américa latina a Argentina), pude notar que ao mesmo tempo que a sociedade civil tem saído da era das sombras, a igreja tem confrontado cada vez mais as decisões do Estado. Não respeitando de forma alguma que existem religiões diferentes, pensamentos diferentes e até mesmo o ateísmo.
Enquanto o Estado vem tentando cada vez mais quebrar preconceitos antigos, a igreja vem confrontando os valores individuais dos cidadãos do mundo.
Quando li a reportagem fiquei extremamente contente em saber que o mundo (finalmente) tem visto que o homosseuxualismo é simplesmente uma opção sexual e que não existe nenhum mal em optá-lo, é como ser heterossexual, não existe mal algum. E no decorrer da leitura, reparei que houve muita oposição religiosa enquanto a aprovação do casamento gay, algo que sinceramente me irritou demais. De novo a igreja colocando barreiras entre as pessoas. Até quando vão viver na era da escuridão? onde a igreja dita as regras e os alienados seguem! Se Deus apoia isso, eu sinceramente não sei mais o que pensar a respeito.
Quando ocorre um casamento hetero no religioso, o civil aprova e aceita o documento. Já quando ocorre um casamento homo no civil, a igreja não valida o documento e aliás ouveram levantes revoltosos contra a aprovação da lei.
O que são valores? até que ponto somos éticos? Valores, são conceitos adquiridos por grupos (sociais) e que acredita-se ser essêncial pra o andar de uma comunidade. Ética é tão somente o que rege o ser humano, da maneira mais universal possivel. Mas não devemos querer aplicar o nosso ponto de vista a todos. Como eu já disse, valores são conceitos de grupos (um bom exemplo disso é a poligâmia, que em alguns países é comum e aqui no Brasil não é aprovado constitucionalmente). Está na hora das pessoas perceberem que existem pensamentos diferentes, gostos diferentes, portanto maneiras de ver o mundo diferente.
Em pleno século XXI e as pessoas não deram conta que dentro da nossa própria casa pode haver um homossexual, assim como existem heteros. Não se deram conta que o direito de um começa onde o do outro termina.
Está na hora de pensarmos mais universalmente e de parar de aceitar as coisas impostas pela igreja.
Vamos viver as particularidades da vida e aceitá-las de maneira mais natural. Até quando isso vai durar? Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário